quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Entenda as bases do varejo

1- ADMINISTRAÇÃO DE VAREJO

1- O varejo esta atravessando um período de mudanças dramáticas. Com o número crescente de famílias em que duas pessoas são responsáveis pela renda, não há mais tanto tempo para compras.

Pergunta: como os varejistas estão desenvolvendo meios para ajudar os consumidores a encontrar o que querem o mais rápido possível ?

(dica: alguns especialistas prevêem que o varejo eletrônico serão responsáveis por 55% de todas as vendas no varejo)

2- O que é um varejista
É um negociante que vende produtos e serviços de uso pessoal ou familiar aos consumidores. Um varejista é o último negociante de um canal de distribuição que liga fabricantes a consumidores.

3- Funções exercidas por varejistas.
Efetuar funções que aumentem o valor dos produtos e serviços vendidos aos consumidores. Essas funções são:
1- fornecer uma variedade de produtos e serviços
2- dividir lotes grandes em pequenas quantidades
3- manter estoque
4- fornecer serviços.


2- CONCEITOS

1) Marketing – (Market = mercado) – O marketing focaliza o mercado e põe o cliente no centro das atividades da empresa. O conceito de marketing envolve ações como vender, divulgar, propagar, promover, distribuir, definir preço, construir marca, atender o cliente e, sobretudo, encantá-lo e fidelizá-lo. Marketing constitui um conjunto integrado de todas essas ações focadas no mercado e no cliente. Todas as atividades de marketing são feitas em resposta às mutáveis necessidades e desejos do mercado e do comportamento do consumidor. Assim o marketing começa com a pesquisa e análise do mercado e do comportamento do consumidor para definir a estratégia competitiva por meio do produto, da distribuição, da promoção e do preço para conquistar o mercado e o consumidor. O importante é construir relacionamentos duradouros e estáveis com o cliente para alcançar sua fidelização.

2) A parte decisiva para tais relacionamentos e intercâmbios é a venda. O cliente deve estar seguro de que, após comprar o produto, ele terá garantias necessária, a assistência técnica adequada e a certeza de que o produto atenderá plenamente às suas necessidades.

2 comentários:

warfare disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
warfare disse...

Ola!

Acho que realmente o varejo esta passando por transformações. Acho também que esta mais dificil encontrar tempo para as compras. Mas tenho certeza de que isso não é um problema para o consumidor. o problema para o consumidor é a questão das lojas e empresa acharem com certeza que seus clientes e prospects são palhaços. Não entregam os produtos que prometram, tratam como se estivesem fazendo uma favor e nao uma venda e realmente acredita que o cliente esquece facil e que ira voltar. A internet apesar de ser impessoal nos dá mais atenção do que aqueles vendedores chatos que pouco estao preocupados com o porque de vc adquirir determinado produto, e sim na comissao que irao ganhar com a venda. Nao importa se vc esta levando uma mercadoria que vc nao precisa...importa que eles atingiram suas metas. O consumidor tem mais é que mudar mesmo e comprar de quem lhe oferece soluções para seus problemas e nao paleativos. Precisam de empresas que lhe vendam valor e nao produtos. Enfim, precisam ser tratados como clientes e nao como patos. Claro que isso nao implica em ser um comerciante idiota que deixa com que alguns clientes que acham que sempre tem razão, " o que nao é verdade" estraguem o seu negócio com frases do tipo " Isso ta caro se vc fizer dois por 10 eu levo" Se vc vende valor este tipo de cliene nao sera atraido... e sim somente aquele que realmete sabe que vc vende solução e nao produto. O mercado esta cheio de "Gurus", "Mestres" e com curiculos ostentando MBA's e mais repletos ainda de empresas que atendem mal seus clientes administradas por estes proficionais com estes curriculos cheios de baboseira. Muito facil ler um livro, ver uma palestra e na hosra de atender "nada"."Ah! fulano falou que blablabla"..e quando o cliete bate a sua porta? o que as empresas fazem? Um exemplo é a escritora do livro Harry Potter. Uma escritora zé mané que foi descartada pelas grandes editoras, negada pelos grandes agentes, e ainda assim, EXPLODIU, SOZINHA, direto no consciente de milhões de jovens que muito provavelmente passarão a ser leitores vorazes quando adultos porque leram Harry Potter quando crianças.

A autora provavelmente nunca será aceita na academia inglesa ou whatever de letras, cheia de letrados e teóricos babacas, mas ela mudou o mundo, PARA SEMPRE.

Que venha o "novo velho" varejo...que venha o novo vendedor...que morram as empresas que só querem o meu dinheiro. Eu sou um consumidor e tenho necessidades. Que o mercado seja repleto de Prof. Cidas.

Um abraço!