sexta-feira, 27 de julho de 2007

Conceitos Fundamentais para Futuros Empreendedores

Bom Dia a todos !

Segue abaixo, palestra proferida na FURB no dia 26/07/2007.

Obrigado,
Jorge Almeida.


A palavra empreendedor vem do francês entreprendre que significa “fazer algo”.As primeiras definições da palavra empreendedor veio no início do século XIXpelo francês J.B.Say, como aquele que “transfere recursos” .

No Brasil, século XIX no ano de 1813, nasceu, no Rio Grande do Sul, Irineu Evangelista de Souza, o futuro Barão de Mauá, que viria a ser um dos primeiros empreendedores em diversos setores da economia brasileira.
Em 1847, implantou a primeira casa de fundição brasileira de grande porte e, em 1854, a primeira ferrovia brasileira ligando Mauá à Raiz da Serra/RJ .

O Brasil é por excelência, o país do empreendedorismo. Pois com tantas necessidades não atendidas, temos um vasto espaço para construir e crescer. “Fazer algo”

Conceitos Fundamentais de Empreendedores

Segundo Filion (1991),
“o empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões”.
“uma imagem, projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado”.

Segundo Timmons (1994),
“é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades. Para transformá-las em negócio de sucesso, busca e gerencia recursos”.

Dolabella (2003),
“alguém que sonha o sonho acordado e busca transformar o seu sonho em realidade”

Qual é o seu sonho ?

Ele deve ser capaz de sobreviver aos desafios, lidar com a escassez e fazer dela brotar a riqueza.

Alguns comportamentos e competências para o sucesso empreendedor:

Perseverança, Iniciativa, Criatividade e Inovação, Energia, Força de vontade e Fé, Capacidade ilimitada de trabalho, Liderança, Comprometimento, Correr Riscos; etc...
Há mais você pode pensar, "são comportamentos do Super-Homem, aquele dos quadrinhos"!!
Eu afirmo que não, são suas também!!!!!

Se os comportamentos são condicionados por situações.
Se ocorrem sob condições.

Podemos afirmar que:
O indivíduo deve sempre colocar-se em uma situação empreendedora.
Em que a emoção o instigue à busca dos sonhos, disparando os comportamentos.

Não basta identificar os comportamentos que levam ao sucesso.

A necessidade de aquisição de conhecimentos nasce no momento em que o indivíduo começa a caminhar para a realização do sonho. Conforme o velho provérbio, "dar o primeiro passo".

Após vislumbrar a oportunidade é necessário trabalhar a oportunidade e como vamos aproveitá-la. Sempre precisamos sonhar, mas com um plano bem estruturado.

Plano de Negócios

É um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros.
Mas cuidado!! Não basta fazer um Plano de Negócios: é necessário que o negócio esteja muito bem modelado para iniciar a etapa seguinte. Lembre-se o Plano de Negócios deve ser eficiênte e eficaz.

A eficiência é uma medida da utilização dos recursos disponíveis.
Ela esta focada na melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas e da forma mais racional possível.

A eficácia é uma medida do alcance dos resultados.
Refere-se à sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio de produtos ou serviços. Observação: sempre com visão holística ou seja, público interno e o externo.

Falando em sobre o público interno, pessoas, sempre temos as que fazem a diferença dentro da Organização são os intra-empreendedores.

São aqueles que assumem a responsabilidade pela criação de inovações de qualquer espécie dentro de uma organização”. (Gifford Pinchot)

O conceito de empreendedorismo tem sido difundido nas organizações para que cada colaborador desenvolva comportamentos e passe a atuar como um agente de mudança.
Mas eles precisam ter a liberdade de errar, de criar e de inovar para a sobrevivência e a perpetuação do negócio.

MUITO OBRIGADO !

JORGE ALMEIDA

e-mail:almeida.consultoria@gmail.com
http://jorgealmeida2007.blogspot.com

Próxima postagem, estarei escrevendo sobre um caso bem sucedido de empreendedorismo da empresa blumenauense "Warfare" uma entrevista com Samuel Formento. Até lá.

Nenhum comentário: